sábado, 27 de março de 2010

Como criar uma assinatura em graffiti

Algo que pode e deve ser personalizado é a própria assinatura do autor do graffiti que deve ser sempre igual em todos os trabalhos, e que servirá para que outros o reconheçam e lhe atribuam valor e respeito, e por isso o artista deve dedicar algum tempo e testar e a criar uma boa assinatura antes de a começar a usar nos seus desenhos.
Deve escolher um estilo para as letras que pode ser de letras arredondadas ("bubble style"), letras mais juntas ou afastadas, etc. Deixando mais espaço entre elas poderá depois preenchê-lo com mais traços e cores, para criar um efeito mais colorido no graffiti final.
É também boa ideia criar bordas grossas em redor das letras e preenchê-las com outras cores. Pode até criar bordas em torno de bordas e dar um efeito de arco-íris com cada borda ou traço de uma cor diferente, ou um efeito degrade onde passa de uma cor a outra sem cortes. Mas se tiver pouca experiência pode ser melhor começar por copiar um desenho de graffiti já existente. Mas o melhor é tentar desenvolver o seu próprio estilo. Isso também será apreciado pelos outros artistas de graffiti sobretudo se o seu estilo for bem original e radical e os seus desenhos venham a ser tão bons que outros grafiteiros ou "writers" os queiram copiar.
Uma coisa importante que deve ser notada quando criar letras e frases é o espaço que elas irão ocupar pois se começarem por ser muito grandes poderão não caber todas no espaço que se pretende o que seria o equivalente a escrever uma frase num papel começando com letras grandes e terminar com letras pequenas para que caiba tudo na folha de papel, isto sempre dá um mau aspecto.
Mas usar diferentes tamanhos de letra pode ser intencional e até causar um bom efeito no graffiti final, pelo que é também algo a experimentar. Pode ser necessário repetir os traços várias vezes até conseguir que tudo fique como quer. Persistência e paciência são virtudes, não esqueça. O prazer em ver um trabalho final de qualidade compensa pelo tempo gasto a apagar e a refazer partes do graffiti.
Uma boa ideia quando se criam letras é dar-lhes um efeito tridimensional ou 3D desenhando algumas das bordas mais grossas do que outras, um pouco como faz ao desenhar sombras num objecto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário